
Moçambique era uma província portuguesa há séculos, desde sua descoberta por Vasco da Gama em 1498.

Formou-se um movimento pela independência chamado Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) com sede em Dar-es-Salaam, capital da Tanzânia, país vizinho e simpatizante à causa. Por vários motivos,

O tempo de serviço no exército era de 4 anos e meio e o número de soldados mortos era substancial. E foi para evitar o recrutamento pelo exército português que meus pais me colocaram para estudar fora do país e assim fui parar em

Junto com meia dúzia de outros moçambicanos, estudei lá dos 13 aos 17 anos. Foi uma época maravilhosa como viria a reconhecer pelo resto da minha vida. Apesar da disciplina rígida, a rotina variada e as sólidas bases da educação inglesa ofereciam um excelente equilíbrio entre a liberdade e os limites que a adolescência pediam.
O colégio era localizado perto do topo de uma pequena montanha a uns 7 km da capital Mbabane e havia sido fundado como uma iniciativa arrojada numa época em que o apartheid era lei na vizinha Áfica do Sul. Brancos, mulatos, asiáticos e negros não se deveriam misturar. Era lei. E sujeito a prisão.
Em Waterford, éramos acordados às 06.00, obrigados a tomar uma chuveirada e depois íamos para o breakfast. Em seguida, havia sempre um morning assembly onde se anunciavam

Todos os alunos tinham tarefas semanais : varrer o dormitório ou as salas de aula, colocar pratos e talheres nas mesas, limpar o refeitório. Às 5 da tarde dos domingos todos éramos obrigados a escrever uma carta para os pais, nosso meio de manter comunicação com a família, já que ficávamos distantes do mundo externo por periodos de 3 meses e o único telefone disponível funcionava literalmente a manivela.
Com esta fórmula simples e tradicional e bons professores, este colégio conseguiu prover aos seus alunos uma educação excelente.

Fotos : Phoenix, o símbolo de Waterford, mapa da Suazilândia, alunos na foto anual de 1967, primeiro dia na escola (Xico Meirelles, Mario Suakay, eu e David Mun), com minha avó Rose numa das salas de aula e o cricket team de 1970.