Nossos pais

Tenho uma referência muito forte sobre toda a infância em LM : os valores e princípios que aprendi, ensinados pelos meus pais e pelos pais dos meus amigos, tantos os de descendência portuguesa como os de descendência chinesa. Eles eram honestos, íntegros, educados, trabalhadores e tinham humildade, cortesia e consideração pelos outros. Fora do trabalho, o tempo era dedicado à família e ao lar. Não existiam televisores, computadores, celulares nem roupas de griffe e ninguém fazia cooper, frequentava academias de ginástica ou praticava esportes radicais. Tampouco era necessário ensinar aos filhos que não se jogava lixo na rua.
Essa filosofia e esse modo de vida deixaram como herança filhos com os mesmos princípios morais e éticos. Naquele ambiente não se sabia o que hoje seria a malandragem institucionalizada.
Entre as pessoas que se tornaram nossas amigas, muitas das quais ajudaram-nos de inúmeras formas estão as famílias chinesas Yis, Moys, Muns, Youngs e Suens que tinham lojas em várias partes da cidade e também muitas famílias portuguesas como os Rodrigues da Silva, Abreus, Matos, Meirelles, Serradas e Reis Costas. Tinham em comum os valores que realmente importam na vida : honestidade, integridade e generosidade para ajudar os outros. Agradeço a todos eles pelo exemplo que foram, pela ajuda que nos deram e pelas amizades que nossas famílias cultivaram.

Fotos : Nós quatro, reunidos com famílias chinesas na Matola, os Meirelles.