Nascido em LM

Nasci em "LM", como era então conhecida a cidade de Lourenço Marques (hoje Maputo), capital da província ultramarina portuguesa de Moçambique, em 12 de julho de 1953 por volta da uma hora e trinta minutos numa pequena clínica na Rua Pinheiro Chagas. Meus pais haviam chegado a esta bela cidade portuária em 1952 num navio da Dutch SS Lines vindo de Hong Kong, fugindo da repressão e violência comunista da China pós-guerra quando os nacionalistas já haviam sido derrotados e ninguém sabia como ia ser o futuro.
Nos primeiros anos de vida lembro que morava na enorme casa que meus avós haviam construído numa rua transversal à Av. Massano de Amorim, bem próximo ao magnífico Hotel Polana. Depois mudamos para um apartamento no "rés-do-chão" de um pequeno edifício da Rua Aires D´Ornellas não muito longe dali.
Como a minha mãe trabalhava, a partir dos 3 anos fui colocado no Abrigo dos Pequeninos, uma creche rigidamente administrada por irmãs católicas. Em seguida frequentei a Escola Rebelo da Silva (Rua 24 de julho) do 1o. ao 4o. ano do ensino primário cujo diretor era o temido Sr.Benjamin. No intervalo das aulas, todos tomávamos chocoleite fabricado pela cooperativa de leite e depois usávamos as tampinhas de alumínio para brincar de discos voadores.
Ia e voltava a pé da escola acompanhado da minha bábá Rebeca (que me chamava de "meu patrão") e do meu cachorro Rufus, um belíssimo cocker spaniel que recebemos de presente de um amigo da Rodésia.
Durante esses quatro anos minha professora foi a Da. Gabriela Knopfli, pequena, magra e brava senhora portuguesa que não hesitava em usar a "régua", uma pequena tábua de madeira livremente utilizada para bater nas mãos dos alunos que não obtinham aproveitamento satisfatório, quaisquer que fossem os motivos. Apesar desse método que na época era até bem aceito pela sociedade, Da. Gabriela proporcionou excelente educação aos seus alunos e a grande maioria passou sem maiores dificuldades pelas provas de admissão aos dois principais liceus da cidade, o Liceu Salazar e o Liceu Antonio Enes.
A vida em LM era tranquila e as brincadeiras preferidas dos 6 aos 10 anos eram corridas com os pequenos carrinhos (Dinky Toys) nas calçadas, paulito com dois pedaços de cabo de vassoura cortados ou ainda berlindes (bola de gude) num jogo com três covinhas. Aos sábados, montava a cavalo no Clube Hipico perto do Jardim Zoológico.
Tínhamos uma vida sossegada, morando num pequeno paraíso da costa oriental da África. Foi muito bom ter passado a infância nesse ambiente de paz.

Fotos : Hotel Polana, eu com Rebeca, aulas de equitação com Da.Maria, na casa dos meus avós, a Escola Rebelo da Silva e a nossa família na praia da Costa do Sol em LM.